Voltar

 Biografias

Emilio Pineda

Ocupa o cargo de Chefe da Divisão de Gestão Fiscal no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) desde setembro de 2019. Cidadão mexicano, possui doutorado em Economia Política pela Universidade de Columbia e bacharelado pelo Instituto Tecnológico Autónomo de México (ITAM). Entre 2003 e 2008, trabalhou como economista no Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), onde foi responsável por realizar análises monetárias, fiscais e de dívida para o Caribe. Entre maio de 2008 e junho de 2012, trabalhou na Secretaria da Fazenda do México, onde, entre outras coisas, foi responsável pelo monitoramento e regulamentação da dívida subnacional, a harmonização contábil de estados e municípios e o regime fiscal de empresas públicas, incluindo a empresa petrolífera estatal mexicana, PEMEX. Entre 2012 e 2019, foi Especialista Fiscal Principal da Divisão de Gestão Fiscal do BID, onde liderou programas para fortalecer a gestão fiscal subnacional no Brasil, Argentina e Uruguai.

María Caridad Araujo

É a Chefe da Divisão de Gênero e Diversidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Antes deste cargo, ela foi Economista Principal na Divisão de Proteção Social e Saúde do BID, onde trabalhou com desenvolvimento infantil precoce e programas de combate à pobreza. Anteriormente, foi professora na Universidade de Georgetown e trabalhou no Banco Mundial. Ela é natural do Equador, mãe de duas meninas e possui Doutorado em Economia Agrícola e de Recursos pela Universidade da Califórnia em Berkeley.

Morgan Doyle

É o Representante do Grupo BID no Brasil. Ele lidera uma equipe de mais de cem profissionais nos escritórios de Brasília e São Paulo, coordenando o apoio oferecido aos setores público e privado (por meio do IDB Invest), além dos esforços de inovação (através do IDB Lab). Em seus 23 anos de carreira no BID, ele foi Representante no Uruguai e no Equador, bem como Assessor Principal para a Vice-Presidência de Setores e Conhecimento. Anteriormente, liderou operações em financiamento habitacional, apoio a pequenas e médias empresas, gestão de dívidas e regulamentação do setor financeiro. O Sr. Doyle possui graduação e mestrado em desenvolvimento internacional pela Brown University e foi bolsista Fullbright.

Leslie Harper

Tem mais de 20 anos de experiência como profissional de desenvolvimento internacional, trabalhando na América Latina e no Caribe, e é especialista em reforma e modernização de contratações públicas. Ela é o Ponto Focal de Gênero e Diversidade para a Divisão de Gestão Fiscal, onde é responsável pelo monitoramento do portfólio e pela integração de gênero e diversidade em projetos fiscais. Ela apoiou vários países da região da América Latina no desenvolvimento de programas para mulheres em contratações públicas. Ela tem sido a líder em eventos de alto perfil e produtos de conhecimento para promover as últimas tendências no tópico.

Judith Morrison

É Assessora Sênior no Gabinete do Presidente do BID. Ela tem mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento internacional e anteriormente atuou como Diretora Regional na Fundação Interamericana, Diretora de Programa no Diálogo Interamericano e Diretora Executiva na Consulta Interagencial sobre Raça na América Latina (IAC). Seu trabalho se concentra nas melhores abordagens para alcançar comunidades pobres e vulneráveis na América Latina, com ênfase no desenvolvimento econômico de povos indígenas e afrodescendentes. Ela tem vasta experiência em intermediar investimentos entre o setor privado e comunidades em toda a América Latina e desenvolveu o primeiro fundo de ecodesenvolvimento do setor privado no Brasil. Ela possui um mestrado em alívio da pobreza e distribuição de renda pelo MIT, onde recebeu o Prêmio Carroll Wilson por pesquisa internacional e recebeu uma Bolsa Woodrow Wilson.

Shaibya Dalal

Conselheira Sênior no Escritório de Gestão e Orçamento da Casa Branca (OMB), lidera a implementação das Ordens Executivas do Presidente Biden sobre equidade em todas as agências federais. Antes de se juntar à Administração Biden-Harris, Shaibya atuou como Diretora de Crescimento Estratégico na PolicyLink, onde se concentrou em equidade na política federal, bem como equidade racial corporativa. Enquanto cursava seu MBA na Escola de Negócios Haas da UC Berkeley, foi co-presidente da Iniciativa de Inclusão Racial da Haas e atuou como Associada Sênior de Gestão na Bridgewater Associates, o maior fundo hedge do mundo. Antes da escola de negócios, Shaibya também trabalhou como chefe de gabinete e redatora de discursos para a fundadora da PolicyLink e então CEO Angela Glover Blackwell. Ela começou sua carreira no governo local, gerenciando o inovador programa de energia renovável da Cidade e Condado de São Francisco e promovendo legislação ambiental em níveis locais e estaduais. Shaibya também possui diplomas em ciência política e políticas públicas pela UC Berkeley.

Télyse Masaoay

É a Diretora de Política e Prática de Equidade Racial no Gabinete do Prefeito para Diversidade, Equidade e Inclusão. Em seu papel, ela lidera a Estratégia de Equidade Racial de Filadélfia, supervisionando o processo de planejamento de ação para equidade racial de todos os departamentos de Filadélfia, construindo uma Comunidade de Prática de Equidade Racial para os funcionários da cidade e aconselhando sobre políticas em todos os departamentos da cidade. Télyse também trabalha em estreita colaboração com o Escritório de Orçamento para promover a Iniciativa de Orçamentação para a Equidade Racial de Filadélfia. Em todo o seu trabalho, Télyse prioriza a promoção da justiça para BIPOC, famílias de baixa renda e outras comunidades da linha de frente. Télyse possui um B.A. em Saúde Pública e Sociologia pela Vanderbilt University e seu M.S.W pela Washington University em St. Louis.

Naomi Roberson Reid

(ela/dela) atua como Diretora de Equidade e Engajamento de Orçamento no Escritório de Orçamento da Cidade de Filadélfia. Naomi lidera o trabalho do departamento no desenvolvimento e implementação de estratégias de engajamento equitativas para educar e fornecer espaços para feedback para funcionários da cidade, residentes e outros interessados. Naomi se esforça para priorizar esforços de recrutamento direcionados para garantir que a cidade esteja ouvindo populações e comunidades que historicamente não foram ouvidas. Naomi tem sido uma profissional de engajamento por mais de dez anos, trabalhando tanto no setor sem fins lucrativos quanto no municipal.

Dr. Chikarlo Leak

É o Diretor Adjunto para o Escritório de Equidade Racial da Cidade do Distrito de Columbia. Dr. Leak tem vasta experiência trabalhando em governos locais e contextos acadêmicos. Em seu trabalho governamental e acadêmico, o Dr. Leak implementou políticas, programas e serviços que buscam melhorar os resultados de saúde, reduzir disparidades de saúde e empregar uma abordagem baseada na comunidade para a mudança de comportamento. Como Gerente de Políticas e Operações do Gabinete do Prefeito para Equidade Racial (ORE), ele analisa e desenvolve políticas e programas para abordar desigualdades sistêmicas, garantindo que a equidade racial esteja incorporada na prestação de serviços que o Distrito oferece aos seus residentes. Dr. Leak obteve seu Doutorado em Saúde Pública na Jonathan and Karin Fielding School of Public Health na UCLA, um Mestrado em Saúde Pública pela San Diego State University e um Bacharelado em Ciências da Saúde pela Slippery Rock University.

Sandra Maria Olimpio Machado

Secretária de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará. Possui mestrado em administração de empresas e é especialista em Contabilidade e Controle pela Unifor. Tem graduações em Contabilidade pela UFC, em Administração pela Unifor e em Psicologia pelo Centro Universitário Farias Brito. Também possui diploma em Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. É auditora fiscal no Ceará desde 1990, atuou como Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz e ocupa o cargo de Secretária de Planejamento e Gestão desde janeiro de 2023.

Sob sua gestão, a Seplag/CE tem sido pioneira no Brasil em discussões sobre orçamento sensível a raça e gênero e sua incorporação no ciclo orçamentário subnacional brasileiro.

Claudia Piras

É uma Economista Líder na Divisão de Gênero e Diversidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Nesta posição, ela lidera o design, execução e avaliação de programas para promover a igualdade de gênero e o empoderamento econômico das mulheres, área na qual tem mais de 20 anos de experiência em pesquisa e política pública.

Renata Motta Café

É Especialista em Gestão Fiscal no Escritório de País do BID no Brasil, onde lidera projetos voltados para a modernização da gestão fiscal de governos subnacionais. Renata obteve seu mestrado em economia pela Fundação Getulio Vargas (EPGE/FGV) e atualmente está cursando seu doutorado na mesma instituição. Antes de ingressar no BID, trabalhou como pesquisadora no Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura (FGV/CERI) e como analista de políticas públicas. Sua carreira é dedicada a aprimorar a eficiência e transparência da gestão fiscal pública, com foco em contribuir para o desenvolvimento inclusivo e sustentável e o bem-estar da sociedade. Ela possui graduação em economia pela Universidade de Brasília com experiências acadêmicas na Universidad Carlos III de Madrid e na London School of Economics.

Voltar